Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-07-2019
    Anuidade
    Plenária do CFM contraria decisão dos Regionais e não amplia critérios de descontos para PJ
  • 15-07-2019
    Nota de pesar
    Faleceu o cardiologista e delegado do Cremesp em Osasco Paulo Cesar Margarido Pucci
  • 15-07-2019
    Revalida
    Cremesp pede apoio ao Itamaraty para averiguação de documentos de profissionais formados no exterior
  • 15-07-2019
    Expediente
    Central de Atendimento Telefônico do Cremesp tem novo horário de funcionamento
  • Notícias


    05-07-2019

    Especialidade

    Psiquiatras discutem modelos e fluxos para emergências psiquiátricas durante Jornada da ABP

    “Evoluir no fluxo das estruturas de emergências psiquiátricas traz qualidade e segurança no atendimento e melhorias no serviço assistencial”, disse o conselheiro e psiquiatra Rodrigo Lancelote, durante sua palestra na IV Jornada Nacional de Emergências Psiquiátricas, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, no dia 8 de julho, em São Paulo.

    Lancelote contou um pouco da história envolvendo o atendimento psiquiátrico e a substituição do modelo hospitalocêntrico para a atuação com uma rede integral de atenção, envolvendo equipes multiprofissionais e provendo o convívio com a família e a comunidade. Ele apresentou os aspectos gerais da estruturação das emergências e fluxos para o atendimento, destacando que é preciso desvincular a questão do viés ideológico que cerca a Psiquiatria. Também enfatizou que a busca de um modelo único nacional de estrutura é inviável, já que é preciso levar em conta questões como segurança, histórico e recursos de cada região do País. Afirmou ainda que é fundamental potencializar toda a estrutura, desde o acolhimento, hierarquizando o atendimento e não só privilegiando a conexão com a internação. “É importante a formação de todos os profissionais das urgências e emergências e não só dos hospitais gerais porque, muitas vezes, essas representam os únicos atendimentos psiquiátricos existentes na cidade”, lembrou.

    Para ele, o cuidado em não desvincular a integralidade da saúde começa na recepção do pronto-socorro, com a abertura da ficha de atendimento e passa pela análise das situações de emergência e condições de segurança, como alarmes para que o médico acione em casos que o coloquem em risco. Durante sua palestra, ele comentou que a capacidade para atender à crescente demanda e atendimentos de referência especializados são alguns dos desafios para as emergências psiquiátricas no Brasil.

    A mesa-redonda, mediada pelo vice-coordenador da Comissão de Emergência Psiquiátrica da ABP e coordenador do serviço de interconsultas e pronto-socorro do Instituto de Psiquiatria do HC/FMUSP, Teng Chei Tung, ainda contou com palestras o presidente da Associação Psiquiátrica do Piauí, Vicente Gomes, que tratou dos aspectos gerais do atendimento e diagnóstico diferencial, e do psiquiatra Daniel Cruz Cordeiro, que falou sobre a estrutura mínima para um serviço de emergência psiquiátrica. 

    Além de outras discussões sobre o tema, o evento teve uma sessão solene de abertura com a participação de representantes da Comissão de Emergência da SBP, Leonardo Baldaçara; do Cremesp, Christina Hajaj Gonzalez; do CFM, Salomão Rodrigues; e contou com o presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Antônio Geraldo da Silva, que fez uma conferência sobre a importância das emergências psiquiátricas na melhora dos programas de Saúde Mental.

     

    Foto: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 694 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 370 usuários on-line - 694
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior