Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 20-09-2019
    Médicos pelo Brasil
    Cremesp repudia inclusão sem critérios de cubanos em programa e recomenda que parlamentares rejeitem medidas
  • 20-09-2019
    Formados no exterior
    Cremesp cancela registro de médicos que fraudaram revalidação de diploma
  • 20-09-2019
    Defesa da Medicina
    Cremesp cancela CRM de formados no exterior que fraudaram revalidação de diploma e aciona parlamentares pela exigência do Revalida
  • 19-09-2019
    Febre maculosa
    Semana de mobilização contra doença acontece na Capital e região Metropolitana de São Paulo, de 16 a 20 de setembro
  • Notícias


    21-08-2019

    Produtividade

    Cremesp institui câmaras extras e acelera realização de julgamentos

    A atual gestão do Cremesp tem redobrado esforços para reduzir o tempo de espera por julgamento em processos ético-profissionais, tanto por parte do denunciante como do profissional denunciado.O tempo médio atual de duração de um processo, contando da data de abertura até o seu arquivamento é de, aproximadamente, cinco anos.  

    Para enfrentar esse desafio, o Conselho tem instituído câmaras extras de julgamento, visando conferir maior celeridade à definição das responsabilidades éticas. Acrescidas às câmaras já existentes, as sessões extras de julgamento são realizadas às quintas-feiras, sextas-feiras e também aos sábados –, o que vem propiciando um aumento significativo no número de processos julgados nos últimos meses.

    De todos os processos em andamento no Conselho à época da posse da atual gestão, em outubro de 2018, 1.031 ainda aguardavam julgamento, já com a instrução finalizada.
    Com o aumento no número de câmaras de julgamento, a partir do mês de janeiro até julho de 2019, 371 processos puderam ser julgados, quantidade 21% superior aos realizados no mesmo período de 2018. 

    Apesar do acréscimo de 239 novos processos, que tiveram a instrução finalizada e ingressaram na fila para serem julgados, o esforço empreendido pelas câmaras foi suficiente para reduzir o total de processos aguardando julgamento para 860, até 31 de julho deste ano.

    Embora ainda expressivo, a expectativa é que o número de processos à espera de julgamento seja reduzido progressivamente. Isso pode ser aferido mais detalhadamente a partir dos resultados obtidos até o momento, com a instalação das câmaras extras.

    Em maio deste ano, por exemplo, foram julgados 66 processos, enquanto no mesmo mês de 2018, foram realizados 39 julgamentos, o que representa uma produtividade 70% superior. Em junho esse percentual foi 56% maior; e em julho,38%.  

    “Existe uma curva nítida ascendente no número de julgamentos realizados, o que reflete nossa disposição em aperfeiçoar cada dia mais a função judicante do Conselho”, afirmou o conselheiro corregedor da Seção de Processos Ético-Profissionais do Cremesp, Rodrigo Costa Aloe. 

    “Com a criação das câmaras extras de julgamento – e a disposição da atual gestão em dar uma resposta mais ágil às demandas dos médicos e da sociedade – conseguimos aumentar o número de julgamentos e reduzir, de forma efetiva, o de processos aguardando na fila”, observa Aloe. “Ao diminuir o tempo de espera para o julgamento, reduz-se a angústia e ansiedade de ambas as partes, que muitas vezes já é punitiva, mesmo para os não-culpados”, acrescentou o corregedor.


    Este conteúdo teve 572 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 107 usuários on-line - 572
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior