Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    10-06-2021

    Live

    Mucormicose e covid-19


     Na próxima segunda-feira, 14 de junho, uma aula virtual sobre doenças fúngicas sistêmicas – e a possibilidade de serem uma das complicações emergentes em quadros graves de covid-19 – será ministrada pelo Cremesp, a partir das 20 horas. Participam da live "Infecções Fúngicas na covid-19", mediada pela conselheira Juliana Toma, Marcello Magri, infectologista do Hospital das Clínicas da FMUSP, e Arnaldo Lopes Colombo, infectologista e professor titular do Departamento de Medicina da Unifesp/EPM. 

    O evento terá transmissão ao vivo, nas redes sociais do Cremesp e, ao final, será aberto espaço para perguntas dos internautas. 

    Por que a importância do assunto? 

    Um caso suspeito de mucormicose que pode estar associado à covid-19 foi identificado no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-SP), resultando em um alerta ao Ministério da Saúde a respeito dessa potencial complicação trazida pela pandemia. Porém, ainda permanecem muitas dúvidas entre a interação entre as duas infecções. A mucormicose é uma doença causada por fungo da ordem Mucorales, sendo também conhecido como “fungo negro” e está se tornando cada vez mais frequente na Índia, durante o surto de covid-19 que esse país está apresentando. A doença pode resultar, entre outros sintomas, em lesões necróticas invasivas no nariz e no palato, acompanhadas de dor, febre, celulite orbitária, proptose e secreção nasal purulenta. Podem ocorrer sintomas do sistema nervoso central. 

    No Brasil, a doença é bastante rara, embora seja relatada – até o início de junho havia acometido cerca de 30 pessoas neste ano, conforme dados do Ministério da Saúde. A diferença deste caso suspeito presenciado no HC – e de outros isolados em outros estados – é que o paciente desenvolveu, de forma concomitante, mucormicose e covid-19. 

    Existe uma real correlação entre as duas ocorrências? Ou desenvolvimento do fungo negro decorre da queda da imunidade característica em quadros graves, ou, mesmo, por causa de diabetes descompensada – uma das comorbidades da covid-19 –, como sugerem alguns especialistas? 

    Essas e outras dúvidas poderão ser esclarecidas nesta live do Cremesp https://www.youtube.com/watch?v=qOdn2AhApqA
     


    Este conteúdo teve 11 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 370 usuários on-line - 11
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.