Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 03-10-2024
    Posse do CFM
    Conselheiros Federais por São Paulo assumem com pauta de defesa do Ato Médico
  • 01-10-2024
    Serviços aos médicos
    Certidões têm QR Code e acesso facilitado pelo Cremesp
  • 27-09-2024
    Evento
    Presidente do Cremesp participa de abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia
  • 26-09-2024
    Delegacia Regional de Ribeirão Preto
    Cremesp reinaugura sede após três meses de reforma e aprimora o atendimento para médicos e população
  • Notícias


    14-07-2023

    Defesa do Ato Médico

    Uma liminar a mais para o Cremesp e um não médico exercendo a Medicina a menos

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) obteve uma importantíssima vitória judicial perante a Justiça Federal a favor dos médicos de São Paulo. Nesta sexta-feira (14), o juiz Tiago Bitencourt De David deferiu liminar que suspende e impede uma enfermeira de praticar ou dar cursos que transgridam o ato privativo do médico, conforme estabelece a Lei nº 12.842. Na decisão, ele reconhece a acupuntura como ato privativo do médico e atende ao pedido judicial do Cremesp. 

    Nas palavras do procurador do Cremesp, Dr. Marcelo Cheli: “Nesses anos, essas ações judiciais do Cremesp construíram um banco de liminares na Justiça Federal de forma inédita, e que até contribui para o Poder Judiciário ter mais acervo para dar decisões dessa natureza”. 

    Desde 2021, a Comissão de Defesa do Ato Médico do CREMESP ingressou com diversas ações que não se limitaram à esfera judicial, acionando, além do Ministério Público Estadual e Federal, Anvisa, Polícia Judiciária (Polícia Civil), outros conselhos profissionais da área da saúde. 
     
    Para se ter uma ideia, o Cremesp, nesta semana, protocolou uma dezena de ofícios na defesa do ato médico. Especificamente, o Cremesp encaminhou, no dia 12 de julho, ofícios ao Ministério Público para denunciar a invasão da Medicina por profissionais de outras áreas. Nestes documentos, o Conselho identificou a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos e estéticos exclusivos aos médicos, além da divulgação de cursos nas redes sociais, por dentistas e biomédica. 

    Combate

    A Comissão de Defesa do Ato Médico do Cremesp foi criada em agosto de 2021, em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público, com objetivo de concentrar o recebimento de denúncias de invasão ao Ato Médico, exercício ilegal da profissão, além de complicações e intercorrências por procedimentos mal-sucedidos. O e-mail utilizado para acolher essas denúncias é: comissaoatomedico@cremesp.org.br e o Cremesp reforça seu compromisso e disponibilidade com os médicos e população do Estado de São Paulo na defesa deste tema.

    Confira a decisão judicial
     


    Este conteúdo teve 27 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 574 usuários on-line - 27
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.