Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 03-10-2023
    Gestão 2023-2028
    Novos conselheiros eleitos para a gestão 2023-2028 tomam posse em cerimônia oficial
  • 02-10-2023
    Nota de repúdio
    Cremesp repudia artigo que considera cirurgia do presidente do Brasil uma questão política e faz falsas acusações aos médicos
  • 29-09-2023
    Evento
    Cremesp participa de cerimônia oficial de abertura do XXXIV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia
  • 28-09-2023
    País digital
    Lideranças que se destacaram em Tecnologia da Informação disputam prêmio de embaixador e protagonista da área
  • Notícias


    21-07-2023

    Invasão da Medicina

    Após liminar, Cremesp ingressa com ações judiciais para impedir novas realizações de procedimentos estéticos e divulgação de cursos por não médicos

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) solicitou à Justiça, nesta sexta-feira (21), por meio de uma série de ações judiciais promovidas pela Comissão de Defesa do Ato Médico do Conselho, que farmacêuticas, biomédicas e enfermeiros sejam impedidos de realizar procedimentos estéticos privativos dos médicos e divulgar cursos sobre o assunto em suas redes sociais.

    Diligências e fiscalizações do Cremesp identificaram que estes profissionais prometem realizar serviços como "Fábrica de Bumbum"; Harmonizacão íntima (feminina e masculina); Preenchimento Peniano; Rinomodelação, Harmonização Corporal, Lipoaspiração de Papada, Fios de Sustentacão; Secagem de Microvasos; Mesoterapia; Harmonização Facial; Bioestimulador de Colágeno; Botox e Skin booster (com acido hialuronico); "Bumbum Up - Glúteo Max"; Intradermoterapia Injetável e Fios de PDO.

    A realização destes procedimentos por não médicos extrapola os seus limites de atuação e formação, violando a Lei do Ato Médico, além de causar danos à saúde dos pacientes.

    Ações do Conselho

    Nas últimas semanas, o Cremesp obteve uma importante liminar a favor dos médicos de São Paulo, que suspendeu e impediu uma enfermeira de praticar ou dar cursos que transgridam o ato privativo do médico. Confira a decisão aqui.

    A Comissão de Defesa do Ato Médico concentra o recebimento de denúncias de invasão ao Ato Médico, exercício ilegal da profissão, além de complicações e intercorrências por procedimentos mal-sucedidos. O e-mail utilizado para acolher essas denúncias é: comissaoatomedico@cremesp.org.br e o Cremesp incentiva sua disponibilidade com os médicos e população do Estado de São Paulo na defesa deste tema.


    Este conteúdo teve 4130 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 164 usuários on-line - 4130
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.