Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 03-10-2023
    Gestão 2023-2028
    Novos conselheiros eleitos para a gestão 2023-2028 tomam posse em cerimônia oficial
  • 02-10-2023
    Nota de repúdio
    Cremesp repudia artigo que considera cirurgia do presidente do Brasil uma questão política e faz falsas acusações aos médicos
  • 29-09-2023
    Evento
    Cremesp participa de cerimônia oficial de abertura do XXXIV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia
  • 28-09-2023
    País digital
    Lideranças que se destacaram em Tecnologia da Informação disputam prêmio de embaixador e protagonista da área
  • Notícias


    30-08-2023

    Exigência do chamamento público

    Cremesp requere ao STF admissão como Amicus Curiae em processo para impedir a abertura indiscriminada de escolas médicas

    O Cremesp solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ingressar no processo de julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81, que discute a constitucionalidade do artigo 3º da Lei do Programa Mais Médicos. 

    A Autarquia entende que preenche a legalidade para participar como Amicus Curiae - um terceiro que possui conhecimento sobre a matéria objeto de litígio e auxilia no julgamento da ação - e sustentar oralmente perante à tribuna do STF, pois representa 158.719 médicos e possui 69 faculdades de Medicina, sendo o Estado com maior número delas.

    No dia 7 de agosto, foi decidido, na ADC 81, que a abertura de novos cursos de Medicina deve seguir as regras do Programa Mais Médicos, no modelo de chamamento público.

    O Conselho se posiciona veementemente contra a abertura indiscriminada de faculdades de Medicina e evidencia os problemas decorrentes da má formação médica, que geram cada vez mais processos ético-profissionais na Autarquia.

    Para combater este problema, o Cremesp participou, em outubro de 2022, de audiência pública do STF que discutiu a exigência do chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos na área médica, defendeu a auditoria de faculdades de Medicina e demonstrou preocupação com a judicialização das pedidos de aberturas, que muitas vezes ocorre por meio de liminares.

    Além disso, em abril deste ano, Conselho publicou nota oficial contra Portaria do MEC que determinou que novas escolas poderiam ser abertas em áreas de carência de médicos, mostrando evidências científicas apontam que a estratégia de abertura indiscriminada de vagas de medicina nessas localidades é falha.


    Este conteúdo teve 1117 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 169 usuários on-line - 1117
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.