

Últimas Notícias
Gestão 2023-2028
Novos conselheiros eleitos para a gestão 2023-2028 tomam posse em cerimônia oficial
Nota de repúdio
Cremesp repudia artigo que considera cirurgia do presidente do Brasil uma questão política e faz falsas acusações aos médicos
Evento
Cremesp participa de cerimônia oficial de abertura do XXXIV Congresso Brasileiro de Neurocirurgia
País digital
Lideranças que se destacaram em Tecnologia da Informação disputam prêmio de embaixador e protagonista da área
Notícias
08-09-2023 |
Setembro Dourado |
2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” acontece em mais de 60 cidades |
O "Setembro Dourado" é conhecido por ser o mês da conscientização sobre o câncer infantil, e traz, no dia 18, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. Para promover a conscientização da população sobre o tema, acontece, nos dias 16 e 17 de setembro, a 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos” , que será realizada em mais de 60 cidades do País, com a presença de voluntários médicos e outros profissionais de saúde. A iniciativa foi lançada em 2022 pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin após o diagnóstico da doença na filha do casal, Lua, de 3 anos. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 a 250 casos novos de retinoblastoma por ano no Brasil; e de 7.500 a 8 mil no mundo. A grande preocupação dos médicos é com o diagnóstico tardio. A oncologista pediátrica Carla Macedo, do Hospital do GRAACC, explica: "Quando diagnosticado precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é essa chance". Para Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade. Segundo ele, é preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas. “Muitas crianças vão ao oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do ideal e impede que doenças oculares sejam precocemente diagnosticadas e tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se desenvolver silenciosamente na infância”, alerta. Sobre a campanha A campanha contará com atividades para crianças, totem para fotos e informações, em nove shoppings da rede Allos. Os jornalistas idealizadores da iniciativa estarão presencialmente no sábado, dia 16 de Setembro, no Shopping Taboão e Eldorado. Nos outros shoppings, a conscientização ficará a cargo de voluntários médicos e outros profissionais de saúde. Também será disponibilizado um espaço de mídia eletrônica com vídeos. Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana), com entrevistas de especialistas e divulgação de uma cartilha digital. Taboão da Serra Rio de Janeiro Belo Horizonte Salvador Manaus Belém Goiânia |