Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-05-2024
    Conversa com o Cremesp 
    Sextanistas da Unifesp-EPM recebem a autarquia 
  • 22-05-2024
    Artigos científicos
    Trabalhos inéditos da JMRR serão lançados em congresso do Cremesp
  • 21-05-2024
    Publicidade médica
    Cremesp apresenta palestra para diretores e médicos do Hospital Sírio-Libanês
  • 21-05-2024
    Alerta de golpe
    Cremesp não efetua qualquer tipo de cobrança ou solicita dados pessoais por SMS e WhatsApp
  • Notícias


    11-04-2024

    Homeopatia

    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada



     

    O lançamento da versão impressa do livro Ética em Homeopatia, “é a materialização do esforço de especialistas da área e do Cremesp em promover o cuidado humanizado e a relação médico-paciente”.  Com estas palavras, o conselheiro responsável pela Câmara Técnica (CT) de Homeopatia do Cremesp, Rodrigo Souto de Carvalho, sintetizou o evento de apresentação da publicação, na quarta-feira, 10/4, que teve transmissão ao vivo pelo Youtube, além da participação presencial de especialistas da área. 

    “Temos promovido eventos que, assim como esta importante publicação, expressam o investimento desta gestão do Cremesp na divulgação do conhecimento ético e técnico-científico aos colegas”, declarou Angelo Vattimo, que participou do lançamento por videconferência.    
        
    A mesa de trabalhos contou a presença de Ana Amélia Campos Claro Olandim, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB); Rubens Dolce Filho, presidente da Associação Paulista de Homeopatia (APH); do delegado da regional do Cremesp na Vila Mariana e coordenador CT de Homeopatia, Flavio Dantas (um dos autores da obra) e do procurador jurídico do Cremesp, Carlos Magno Michaelis Júnior. 


    Carlos Michaelis, Flávio Dantas e Rodrigo Souto, durante o lançamento do livro


    O evento também contou com a participação dos autores Plínio José Cavalcante Monteiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Renata Lemonica, responsável pelo Serviço de Acupuntura e Homeopatia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp); Paulo Rosenbaum, especialista em  Medicina Preventiva e escritor;  Marcelo Pustiglione, especialista em Homeopatia e Medicina do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Monteiro e Pustiglione participaram por meio de videoconferência, e os demais, presencialmente. A conselheira do Cremesp, Eliane Aboud, também prestigiou o evento.   

    Flavio Dantas iniciou sua apresentação agradecendo ao empenho dos conselheiros e colaboradores do Cremesp que tornaram o livro possível.  “Esta é uma obra para mostrar a Homeopatia, para sociedade e para os médicos, como um modelo de cuidado médico, e o médico homeopata com suas competências gerais e específicas”, destacou Dantas. 

    “ Neste livro, a Câmara Técnica do Cremesp e os autores versaram sobre assuntos que abordam a história da Homeopatia, no âmbito da pesquisa, da filosofia e da saúde preventiva”, ressaltou Amelia Olandim, presidente da AMHB.  

    Dolce Filho, presidente da APH destacou a forte sintonia da Homeopatia  com  os ensinamentos de Hipócrates, que vai muito além do seu famoso juramento, que é conhecido por todos os médicos. “Nós tratamos o doente em toda sua complexidade e não especificamente e apenas a sua doença”, afirmou. “Somos muito mais educadores do que terapeutas”, concluiu.         

    Os participantes agradeceram ao apoio do Cremesp na promoção e valorização da especialidade que, muitas vezes, é vista com preconceito por outros especialistas. Também destacaram, em diversas ocasiões, o simbolismo da data escolhida para o lançamento do livro, 10 de abril, Dia Mundial da Homeopatia, alusiva ao aniversário do criador da prática, Samuel Hahnemann, nascido em 1755. 

    Ao final das explanações e mesa redonda, os autores fizeram uma sessão de autógrafos aos presentes.  

    O livro
    A obra aborda aspectos históricos, epistemológicos, científicos e éticos da especialidade. Seu conteúdo contempla temas que refletem a inserção da homeopatia no sistema público de saúde, o ensino da ética médica, direitos e deveres do médico em geral e, em particular, do médico que exerce a prática homeopática. 

    O livro também está disponível na versão digital, podendo ser acessada pelo site do Conselho, em Ebooks e Publicações.
      

    Veja mais fotos do evento 
     

    Fotos: Larissa Conceição Rodrigues 
     


    Este conteúdo teve 903 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 407 usuários on-line - 903
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.