O Cremesp homenageou, em 5 de junho, médicos que completaram 50 anos de atividade na Câmara Municipal de Limeira, contemplando médicos desta cidade e região. A cerimônia de entrega de medalhas e diplomas contou com a presença da diretora 1ª secretária, Irene Abramovich; do conselheiro responsável pela delegacia regional de Limeira, Rodrigo Souto de Carvalho; do delegado superintendente de Limeira, Afonso Celso Manzano; e do delegado superintendente adjunto de Piracicaba, João Aloizio Neto. Também participaram do evento Everton Oliveira Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Limeira; Rosiane Pina Carvalho, representando a vice-prefeita da cidade, Erika Tank; e Luis Pedro Prada Neto, responsável técnico do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba.
Na ocasião, foram homenageados os médicos Alcides Rodrigues Branco Júnior, Antonio Flavio Marques dos Santos, Carlos Roberto Pires, Derci Manziero, Emir Fesal Sabbag, Ivaldo Maranhão Santos, Javier Aldayus Cruz, Jose Antonio Vergueiro Costa, Maria Helena Teixeira Rodrigues Branco, Maria Luisa Bignotto Cury, Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães e Sonia Maria Luchin. “O paciente geralmente vem com uma angústia, que precisa ser acalmada, e o consultório é um porto seguro. Devemos cumprir nosso juramento de acolhimento e escuta”, disse Maria Helena, oradora da turma.
“Tenho a honra e a emoção de homenagear estes médicos que serviram à sociedade e muitos deles também influenciaram seus filhos e netos a seguir a profissão”, disse Souto, mencionando as famílias dos homenageados. Já o presidente da Câmara Municipal, destacou o trabalho incansável dos médicos na pandemia de Covid-19, o que demonstrou a nobreza da profissão e a importância fundamental da Saúde.
Irene disse aos presentes que a ideia é que essa manifestação de respeito aos anos de dedicação dos médicos ocorra na localidade onde eles exercem a profissão. Com isso, relatou que o Conselho não é apenas um órgão punitivo dos maus profissionais, mas que também reconhece aqueles que exercem a Medicina com dignidade. Irene aproveitou a oportunidade para explicar que a campanha pelo Ato Médico não se trata de corporativismo, mas de defesa da sociedade em relação às pessoas sem competência técnica para o exercício da Medicina, inclusive aqueles que não são da área da Saúde, como os esteticistas que fazem botox ou peeling de fenol e tatuadores que aplicam anestesia. Também incentivou os presentes a mandarem denúncias ao Cremesp, caso os médicos sejam vítimas de agressões físicas, calotes em pagamentos por plantões e falta de equipamentos e materiais de trabalho, entre outros, para o email prerrogativas@cremesp.org.br.
Durante a sessão solene foram exibidos vídeos institucionais do Cremesp. Um deles é alusivo à escolha da profissão de médico, e o outro, esclarece os benefícios gratuitos do Cremesp para os profissionais inscritos em São Paulo, como o 5Minute, MedLine Complete, Clube de Benefícios, Prescrição eletrônica, Certificação Digital, Cremesp Unidade Móvel, Rodízio para médicos, Saúde para médicos, Medicina em foco, Medicina baseada em evidências, aplicativo Cremesp e as publicações impressas e online.
Veja todas as fotos do evento
Fotos: Marina Bustos
|